segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A História do Papai Noel


O Papai Noel nem sempre foi como o conhecemos hoje.

No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolau. O personagem Papai Noel, ou Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no séc. IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo por milagres que lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.

Bom, ta aí a história, o homem não era ruim, o que fizeram dele baseado nessa cultura capitalista para ofuscar a verdadeira razão do natal que é a comemoração simbólica do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo que é horroroso.


Baruc Haba Hashem Adonai
Bendito o Que Vem em Nome do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário